• O Essencial
  • Posts
  • Transferência de riqueza para herdeiros acelera o mercado da arte

Transferência de riqueza para herdeiros acelera o mercado da arte

Em 2023, o mercado brasileiro de arte movimentou R$ 2,9 bilhões, com crescimento anual de 21%. Entenda o que está por trás do fenômeno

Bom dia, você vai ler hoje:

🖼️ Os bilhões da arte brasileira

✈️ Picuinhas no ar

Transferência de riqueza para herdeiros acelera o mercado da arte

Imagem de uma banana madura, com manchas na casca amarela, presa a uma parede branca por uma fita adesiva prateada colocada de forma transversal.

Instalação “Comedian”, do artista italiano Maurizio Catellan, que consistia, basicamente, de uma banana presa por uma fita adesiva na parede. Foto: Divulgação

O mercado de arte atual reflete um interesse maior das novas gerações por exposições, museus, eventos com artistas… Alguns números deixam isso claro.

Em 2023, data dos últimos dados disponíveis, a compra e a venda de obras de arte movimentaram R$ 2,9 bilhões no Brasil – 21% mais do que em 2022.

Mas há outro fenômeno por trás disso: a transferência de riqueza dentro das famílias abastadas, com herdeiros tomando as rédeas das fortunas.

Isso tem um efeito duplo

  • Por um lado, “injeta liquidez” nos consumidores mais jovens. E eles têm a tendência de consumir artistas contemporâneos – que estão vivos e produzindo. 

  • Por outro, muitos herdeiros, ao receber as coleções da família, também querem modernizar o acervo. Então buscam negociar peças fora do seu gosto pessoal e procuram por novas obras. O mercado pega fogo. 

A guerra da bagagem de mão

Imagem de um compartimento de bagagens em um meio de transporte, contendo duas malas de viagem lado a lado, uma rosa e outra cinza, com iluminação embutida e parte de uma caixa de papelão visível no canto.

Foto: Getty Images/Rizky Ade Jonathan

Sabe o pessoal que tenta enfiar até ovo de Páscoa no compartimento superior do avião? Então.

Rich e Drew Henderson, um casal de comissários de bordo cansado de ver pequenas desonestidades no uso dos bagageiros internos, tomaram uma providência. Decidiram explicar os direitos e deveres dos passageiros no perfil no Instagram que dedicam às peculiaridades da carreira de comissário.

Entenda as regras do jogo:

😬 Precisa mover objetos alheios? Peça permissão antes.

🧳 O bagageiro é alto? Guarde sua mala de lado, para que caibam outras.

🎧 Precisa de muitos acessórios durante o voo? Coloque todos em uma sacola extra e embarque com ela em mãos, para não precisar abrir o compartimento antes ou durante a viagem.

💺 E logicamente: quer garantir espaço para sua mala na altura do seu assento? Embarque antes.

Edição: Ana Carolina Moreno