• O Essencial
  • Posts
  • Ebrasil impõe sua agenda na Brava Energia

Ebrasil impõe sua agenda na Brava Energia

🇻🇪 Os Batista na Venezuela | 🚱 Falta de água pressiona a Sabesp

Ouça a versão em áudio:

Ebrasil impõe sua agenda na Brava Energia

A Ebrasil começou a comprar ações da Brava Energia em 2024, por meio do fundo Yellowstone. A petroleira logo virou o principal investimento da carteira: hoje, 70% do patrimônio do Yellowstone está aplicado na companhia, que é a segunda maior junior oil do país.

  • Ebrasil vem de “Eletricidade do Brasil”. A geradora de energia nasceu no início dos anos 2000, fundada pelo empresário José Cantarelli. Agora, ela é dona de 6,9% da Brava, o que a coloca como o terceiro maior acionista individual da empresa. 

  • No ano passado, a Ebrasil formou um bloco com a gestora Jive e a família Queiroz Galvão, outros dois acionistas relevantes da petroleira. Juntos, eles ganharam maioria para influenciar boa parte das decisões da empresa. 

Pouco depois, Richard Kovacs, executivo ligado ao Brasil, assumiu como presidente do conselho da petroleira. Agora, após mudanças anunciadas em 12 de janeiro, Kovacs assumirá como novo CEO da Brava. 

Hoje vamos falar sobre:

🚱 Falta de água pressiona Sabesp

🦐 Na mira de Trump, Groenlândia vive de subsídios e pesca de camarão 

🇻🇪 Os Batista na Venezuela

🚘 As desventuras da Porsche

HIGHLIGHTS

🚱 Falta de água pressiona a Sabesp

O Sistema Cantareira, que abastece 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo, opera hoje com menos de 20% do volume útil. O nível baixo desse e de outros reservatórios tem penalizado as ações da Sabesp, que caem 7% em janeiro. É que, com menos água disponível, a operadora tende a ter custos operacionais maiores – o que pode pressionar suas margens. 

⚡ Reestruturação da CPFL avança

Os credores da CPFL deram aval para que a CPFL Geração deixe de ser registrada na CVM. Faz parte de um plano para simplificar a estrutura do grupo, integrando os braços de geração e comercialização de energia. A CPFL é uma das maiores empresas do setor elétrico no Brasil e é controlada pela chinesa State Grid.

🔎 O que explica o tombo da CVC

Na sexta, as ações da CVC chegaram a cair 24% no meio do pregão. Foi um movimento técnico: segundo apurou o InvestNews, um único investidor tinha uma posição relevante em derivativos ligada ao papel – e decidiu embolsar o lucro da alta recente. Antes do tombo, a CVC subia 23% no ano.

UMA IMAGEM

25 anos de negociações nos trouxeram até aqui. No sábado, o Mercosul e a União Europeia assinaram o acordo de livre-comércio. É um passo decisivo – mas não o último. O texto ainda precisa passar pelos parlamentos de todos os países envolvidos.

  • O acordo abrange 91% dos produtos que o Brasil importa da União Europeia, e 95% dos itens que os europeus compram do Brasil.

  • Para o governo brasileiro, esta é uma oportunidade de ir além das commodities e fortalecer as vendas de produtos de maior valor agregado. Siderurgia, farmacêutica, móveis e madeira aparecem entre os setores com maior potencial

Na foto: a cerimônia de assinatura do acordo, em Assunção, no Paraguai. 

Novo alvo de Trump, Groenlândia vive da pesca de camarão e depende de subsídios

Trump fala em comprar a Groenlândia e explorar os recursos minerais que, hoje, estão soterrados pelo gelo. A realidade, porém, é menos empolgante: transformar a ilha numa potência da mineração levaria anos e custaria bilhões de dólares.

  • Hoje, 98% das exportações da Groenlândia vêm de frutos do mar, sobretudo camarão. Ligeiramente maior que o México, o território tem menos de 160 km de estradas pavimentadas. E cerca de 40% da força de trabalho é empregada pelo Estado.

  • A Dinamarca, de quem a Groenlândia é um território semiautônomo, desembolsa coisa de US$ 1 bilhão por ano em subsídios e serviços públicos para a ilha: polícia, tribunais, órgãos reguladores, assistência médica...

Se os EUA incorporarem a Groenlândia e mantiverem os subsídios, os moradores da ilha se tornarão os maiores beneficiários per capita do orçamento americano. Mas Trump não parece preocupado com o impacto fiscal disso. No sábado, ele anunciou tarifas extras de 10% contra os países europeus que se opõem à empreitada.

Leia mais nesta reportagem do Wall Street Journal, em português. 

UMA FRASE

“Eu não vou comprar [ouro] a este nível, isso é certo.”

Mark Mobius, fundador da gestora americana Mobius Capital, em entrevista à Bloomberg TV. Ele diz que, após a escalada de 67% em 2025, o ouro ficou caro demais – e que, agora, só voltará a ser atrativo depois de uma queda de uns 20%.

UM (INFO)GRÁFICO

Os irmãos Wesley e Joesley Batista, donos da J&F, já se movimentam nos bastidores para entrar no setor de petróleo venezuelano, segundo a Bloomberg.

  • Um associado da dupla já detém 49% do projeto Petrolera Roraima, um campo com potencial de até 1 bilhão de barris.

  • Antes, o ativo era operado pela americana ConocoPhillips, mas foi expropriado pelo governo chavista em 2007. A estatal venezuelana PDVSA mantém 51% por lá.

VALE PARAR PARA LER

🚘 As desventuras da Porsche

2025 não foi um bom ano para a Porsche. A montadora entregou pouco mais de 279,4 mil carros, uma queda anual de 10% – o maior recuo desde 2009. A China, que antes puxava o crescimento da marca, virou um problema. A crise imobiliária por lá reduziu o consumo, enquanto fabricantes locais como BYD e Huawei passaram a atrair clientes mais ricos. Resultado: as vendas da Porsche caíram 26% no país. 

🏛️ FGC inicia pagamentos do caso Master

Até o início da tarde de domingo, 150 mil investidores do Banco Master tinham finalizado o pedido e entrado oficialmente na fila do FGC. Os pagamentos começam nesta segunda, na ordem de quem concluiu a solicitação. Veja como fazê-la aqui.

NOSSAS NEWSLETTERS

Morning Cripto

Acompanhe o mercado e as notícias importantes do mundo cripto.

É isso. Boa semana!

Curadoria e textos: Camila Barros
Edição: Alexandre Versignassi
Design: João Brito

Gosta de O Essencial? Compartilhe e ganhe!

Se você indicar esta newsletter para 2 pessoas, ganha um ano de assinatura digital do The Wall Street Journal. Aproveite 😉 

Você indicou 0 pessoa(s). Com mais 2 indicação(ões) você recebe sua assinatura.

Ou copie e cole sua URL para indicar: https://investnews.beehiiv.com/subscribe?ref=PLACEHOLDER.

Compartilhe O Essencial pelo Whatsapp:

Recebeu a newsletter de alguém?