Brazil core: o Brasil que vende

📊 Investidor pessoa física: fora do rali do Ibovespa | 🌐 Milei se equilibra entre EUA e China

Ouça a versão em áudio:

O Brasil que vende: empresas usam a brasilidade como estratégia de marketing

Nas redes sociais, a tendência se chama brazil core: a brasilidade virou um ativo disputado pelas marcas. Já faz tempo, companhias brasileiras como Havaianas, Natura e Farm bebem da estética tropical para conquistar o público pela identificação. 

  • Marcas estrangeiras, agora, recorrem ao mesmo repertório para construir confiança e sinalizar compromisso com o país.

  • Um caso emblemático é o da BYD. A canção da Banda Eva que entoa "we are carnaval, we are folia" embalou a campanha da montadora na inauguração de sua fábrica em Camaçari, sob o mote "A BYD é do Brasil".

Faz parte da estratégia da empresa chinesa para fazer frente a concorrentes que são igualmente estrangeiras, mas que estão no Brasil há tanto tempo que já parecem "nacionais" aos olhos dos consumidores – caso de Chevrolet e Volkswagen, por exemplo. 

Hoje vamos falar sobre:

🔧 Braskem prepara plano de recuperação

☕ Alemanha: maior compradora do café brasileiro

🌐 Milei se equilibra entre EUA e China

📊 Investidor pessoa física: fora do rali do Ibovespa

HIGHLIGHTS

🔧 Braskem prepara plano de recuperação

A Braskem quer apresentar até março um plano de recuperação extrajudicial – um acordo negociado diretamente com credores, sem ir à Justiça. Mas esse cronograma requer que a IG4 Capital já esteja no controle da companhia. A gestora fechou em dezembro um acordo para comprar a participação da Novonor na petroquímica.

🐔 JBS na Arábia Saudita

A JBS decidiu dobrar a capacidade de produção de uma fábrica de frango em Jedá, na Arábia Saudita, ainda este ano. A ideia é crescer no mercado halal, de alimentos que seguem a lei islâmica. A concorrente MBRF também avança nesse segmento, após a criação da Sadia Halal no ano passado. 

⚡ Grupo Elétron pede RJ

O Grupo Elétron, dos setores de comercialização de energia e geração renovável, entrou com um pedido de recuperação judicial, segundo o Brazil Journal. A empresa tem mais de R$ 1 bilhão em dívidas e não conseguiu honrar pagamentos no curto prazo.

UMA IMAGEM

Em 2025, o Brasil exportou 5,38 milhões de sacas de café para os EUA – queda de 34% em relação a 2024. 

  • Um efeito, claro, do tarifaço: entre agosto e novembro do ano passado, o café brasileiro foi sobretaxado em 50% na fronteira americana.  

Com isso, os EUA perderam a liderança como principal destino do café brasileiro. Quem assumiu o posto foi a Alemanha, que comprou 5,4 milhões de sacas em 2025.

Chefes dizem que a IA deixou o trabalho mais eficiente. Funcionários discordam

Chefes e funcionários parecem enxergar o uso de IA no trabalho de formas bem distintas. A consultoria Section entrevistou 5 mil profissionais nos EUA, e descobriu o seguinte: 

  • Dois terços dos trabalhadores sem cargo de chefia disseram economizar menos de duas horas por semana ao utilizar ferramentas de IA. Entre executivos, mais de 40% afirmam ganhar mais de oito horas semanais com a tecnologia.

  • O entusiasmo dos executivos também contrasta com o ceticismo dos funcionários. Quase 70% dos funcionários fora da chefia relatam ansiedade ou sensação de sobrecarga ao usar IA. No alto escalão, uma proporção semelhante diz estar animada com a tecnologia.

Leia mais nesta reportagem do Wall Street Journal, em português.

UMA FRASE

“Da forma como vemos, a China é um grande parceiro comercial.”

Javier Milei, o presidente da Argentina, em entrevista à Bloomberg. Milei tenta se equilibrar entre polos opostos: a afinidade política com Donald Trump e a relação comercial com a China – segunda maior parceira da Argentina, atrás apenas do Brasil. Em 2025, as exportações argentinas para o país asiático cresceram 62%. Já os embarques para os EUA cresceram mais modestos 27%.

UM GRÁFICO

Ontem, o Ibovespa bateu mais um recorde: 175 mil pontos. Em 12 meses, o índice já acumula uma alta de 43%. 

  • Os investidores pessoas físicas têm ficado de fora deste rali. Em janeiro, eles responderam por apenas 11% do volume negociado na B3.

  • A participação desse grupo vem caindo de forma consistente desde 2020. Naquele ano, as pessoas físicas respondiam por 21% das negociações. Em 2025, essa fatia ficou em 12%.

VALE PARAR PARA LER

🕶️ Macron, trendsetter

Emmanuel Macron discursou no Fórum Econômico Mundial, em Davos, usando óculos escuros. A cena inusitada viralizou na internet – e virou publicidade global para a marca francesa Henry Jullien. Resultado: na quinta-feira, as ações da companhia dispararam 31%.

OFF WORK

🎬 Cinema nacional

Falando em Brazil core: ‘O Agente Secreto’, você já sabe, foi indicado ontem a quatro categorias do Oscar. Nas primeiras três semanas de 2026, o filme foi responsável por 70% dos ingressos vendidos para filmes brasileiros. O cinema nacional, como um todo, responde por apenas 6,6% do público nos cinemas do país.

NOSSAS NEWSLETTERS

Morning Cripto

Acompanhe o mercado e as notícias importantes do mundo cripto.

É isso. Boa sexta-feira e bom final de semana!

Curadoria e textos: Camila Barros
Edição: Alexandre Versignassi
Design: João Brito

Gosta de O Essencial? Compartilhe e ganhe!

Se você indicar esta newsletter para 2 pessoas, ganha um ano de assinatura digital do The Wall Street Journal. Aproveite 😉 

Você indicou 0 pessoa(s). Com mais 2 indicação(ões) você recebe sua assinatura.

Ou copie e cole sua URL para indicar: https://investnews.beehiiv.com/subscribe?ref=PLACEHOLDER.

Compartilhe O Essencial pelo Whatsapp:

Recebeu a newsletter de alguém?