• O Essencial
  • Posts
  • Sócios de Eike Batista na ‘supercana’ colecionam promessas bilionárias e cheques sem fundo

Sócios de Eike Batista na ‘supercana’ colecionam promessas bilionárias e cheques sem fundo

Novo projeto de Eike repete o roteiro de expectativas que nunca se concretizam

Bom dia, você vai ler hoje:

📉 Promessas suspeitas
🤖 IA no CV

Sócios de Eike Batista na 'supercana' colecionam promessas bilionárias e cheques sem fundo

Ilustração: João Brito

O empresário Zayed Bin Rashid Bin Aweidha Al Qubaisi, que se apresenta como CEO do Abu Dhabi Investment Group (ADIG), disse que pretende investir US$ 100 bilhões no Brasil, em diversos setores da economia. Entre os beneficiados está a polêmica "supercana" de Eike Batista. Mas há um detalhe: Zayed já fez promessas semelhantes na Turquia e na Tunísia, e nada aconteceu.

A história ganhou força após um encontro entre Zayed e o presidente Lula em novembro, intermediado por Mario Garnero, resultando no fundo BrasilInvest-ADIG. Entre seus líderes estão Renato Costa, acusado de golpes financeiros e cheques sem fundo, e Luciano Coutinho, ex-BNDES, envolvido em polêmicas sobre empréstimos ao grupo EBX.

Enquanto diversas manchetes destacam cifras bilionárias, o dinheiro segue sem aparecer. Eike, Garnero, Costa, Zayed e Coutinho continuam no jogo das promessas. Desta vez, o investimento será real ou apenas mais um capítulo na saga das grandes cifras que nunca chegam?

Como a corrida por talentos de IA está resenhando o mercado de trabalho em tecnologia

Foto: Getty Images/Erica Dal Bello

Hoje, profissionais de tecnologia que não mencionem IA no currículo podem ficar para trás. Desde a estreia do ChatGPT, no final de 2022, as vagas de trabalho em inteligência artificial aumentaram 68%. Mas as empresas não estão apenas criando novos cargos — estão atualizando os existentes:

  • Quase um quarto das vagas de emprego em tech nos EUA este ano estão buscando talentos com algum conhecimento em IA.

  • Inclusive as que não tratam diretamente do desenvolvimento de modelos de linguagem ou aprendizado de máquina: um engenheiro de cibersegurança agora precisa usar IA para repelir ameaças; um desenvolvedor de sites, para otimizar layouts de uma loja virtual.

  • Até setores tradicionalmente de “baixa tecnologia”, como saúde, aderiram à exigência de familiaridade com IA.

Você está pronto? Os bots dos departamentos de RH te aguardam.

Edição: Ana Carolina Moreno