• O Essencial
  • Posts
  • Prestes a vender sua operação americana, TikTok elege Brasil como peça-chave para compensar a perda

Prestes a vender sua operação americana, TikTok elege Brasil como peça-chave para compensar a perda

Sozinho, o Brasil pode compensar dois terços do que a ByteDance deve perder com proibição no mercado americano

Bom dia, você vai ler hoje:

🛍️ A importância do Brasil para a ByteDance
👔 Navegando pelos ‘nãos’ na carreira

Prestes a vender sua operação americana, TikTok elege Brasil como peça-chave para compensar a perda

Foto: Getty Images/Sean Gallup

O TikTok Shop está chegando ao Brasil entre fim de abril e início de maio — quase um ano antes do previsto. A plataforma de comércio eletrônico da gigante chinesa ByteDance quer garantir uma fatia das vendas do Dia das Mães, uma das datas mais lucrativas para o varejo nacional.

O mercado brasileiro é estratégico para o TikTok, especialmente pela proximidade de perder os US$ 9 bilhões que a plataforma movimentou nos EUA em 2024. A saída americana fez a empresa acelerar o passo da expansão global, chegando a seis países nos próximos meses, incluindo o Brasil. 

Por aqui, segundo cálculos do Santander, o TikTok Shop pode representar até 9% do e-commerce nacional em três anos. Para marcas como Natura, Renner, C&A e Mercado Livre, é uma oportunidade de conquistar consumidores que preferem descobrir produtos enquanto rolam o feed em vez de buscar por eles.

Não conseguiu aquela promoção? Veja como transformar um ‘não’ em oportunidade

Homem em terno preto e branco avançando entre pilares coloridos com blocos numerados, simbolizando progresso e estratégia

Foto: Getty Images/Anton Vierietin

Após ser preterido em uma promoção, é comum o funcionário desanimar da empresa e buscar um novo empregador. Mas nem sempre a decisão vale a pena. Além do risco de precisar aceitar um salário mais baixo, você precisará recomeçar do zero seu networking com a nova equipe.

Para fazer desse limão uma limonada laboral, tenha alguns pontos em mente:

  • Primeiro, é preciso saber que estar preparado para disputar um cargo mais alto é justamente estar pronto para receber o “não”. 

  • Faz sentido ter uma contraproposta na manga para apresentar nesse momento (exemplos: pedir para ser enviado para uma conferência ou ser nomeado como palestrante).

  • É possível pedir o apoio de um coach executivo, em uma indicação de que você quer se aprimorar — e é humilde o suficiente para pedir ajuda.

  • Receber o apoio de um profissional de carreira pago pela empresa pode ser um sinal de que ela está interessada em investir na sua carreira.

Entenda mais nesta reportagem do Wall Street Journal (em português).

Edição: Ana Carolina Moreno