- O Essencial
- Posts
- Joesley Batista voltou para as redes sociais – e quer falar com você
Joesley Batista voltou para as redes sociais – e quer falar com você
Empresário retomou sua presença pública em meio à nova onda de expansão da J&F

Bom dia, você vai ler hoje:
🤳 Joesley, o influencer
🏙️ O combo aluguel+valorização imobiliária
💲 O túnel do herdeiro da Porsche
Joesley está de volta às redes — e quer falar com você

Ilustração: João Brito
Joesley Batista reapareceu nas redes sociais após anos de silêncio. Desde o Fórum de Davos, em janeiro, vem publicando vídeos e reflexões sobre negócios e trabalho, numa tentativa de humanizar a própria imagem.
"As pessoas do lado de fora vão formando ideias meio equivocadas, pensam às vezes que a gente não trabalha", justifica Joesley em um de seus vídeos.
Longe dos holofotes desde a crise que arrastou ele e seu irmão, Wesley, em 2017, o grupo J&F expandiu seus investimentos para o setores de energia e mineração, além de seguir como a maior empresa de alimentos do mundo.
Absolvido pela CVM em 2023, Joesley voltou ao conselho da JBS, refez laços com o governo e agora fala diretamente com mais de 75 mil seguidores. Se a influência no mundo digital é nova, nos bastidores corporativos, ela nunca saiu de cena.
Entenda mais nesta reportagem de Rikardy Tooge.
Imóvel alugado já rende IPCA+14% nas maiores cidades do Sudeste – o dobro do Tesouro

Ilustração: João Brito
O rendimento com aluguéis nas grandes cidades está em um patamar recorde — puxado pela alta na valorização dos imóveis, mostra um estudo recente do FGV-IBRE.
De um lado, o valor médio das casas e apartamentos sobe com força. Nas três maiores cidades do Sudeste (SP, RJ e BH), foram 12,9% em 2024, bem acima da inflação
De outro, o rendimento do aluguel nessas cidades chegou a 6,2% no ano; contra 5,1% há quatro anos.
Esse ganho combinado significa 19,1% em 12 meses – retorno que supera com folga o CDI e os títulos de inflação do Tesouro, que estão pagando as maiores taxas em 10 anos:
O título mais popular, com vencimento em 2040, paga IPCA+7,3% — ou seja, protege da inflação e rende 7,3% em juro real.
Já essa rentabilidade dos imóveis em 19,1% equivale a IPCA+13,6%. Basicamente o dobro.
Leia mais nesta reportagem de Ana Carolina Moreno.
Herdeiro da Porsche planeja um túnel particular nos Alpes – e revolta vizinhos

O austríaco-alemão Wolfgang Porsche, 81 anos . Foto: Getty Images
O bilionário Wolfgang Porsche tem um problema. A mansão alpina do século 17 que ele comprou em Salzburgo, na Áustria, não é acessível para carros. Para driblar o inconveniente, ele quer construir um túnel privado de 490 metros sob uma montanha. O projeto virou alvo de polêmica na cidade.
O túnel deve custar até 10 milhões de euros e depende de aprovação política em meio a críticas sobre privilégios para super-ricos.
A obra pode impactar a paisagem histórica de Salzburgo, a cidade das paisagens de A Noviça Rebelde, e que tem outro Wolfgang, o Mozart, como seu filho mais ilustre.
Veja mais nesta reportagem do WSJ (em português).
Edição: Ana Carolina Moreno